Clube dos Imperativos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube dos Imperativos

Uma falsa demonstração de interação social =p
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 O QUE SÃO FANFICS?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
~Tsu ~
Mc Quarterão
Mc Quarterão
~Tsu ~


Número de Mensagens : 44
Nível : 68
Data de inscrição : 29/03/2009
Localização : Gotham City

O QUE SÃO FANFICS? Empty
MensagemAssunto: O QUE SÃO FANFICS?   O QUE SÃO FANFICS? Icon_minitimeSáb Abr 18, 2009 5:52 am

DISSECANDO FANFICS - A Longa Jornada Começa!



Segue aqui uma lista de 13 perguntas básicas sobre FanFics para aqueles que ainda não conhecem. E para aqueles que querem se aprofundar no tema.


01) - O Que são FanFics?

Fanfic são histórias alternativas em prosa ( só texto ) escritos por fãs de determinada série. Nela, o autor(ou autores) podem colocar os conhecidos personagens das mais variadas séries(sejam elas de mangás, hqs, games, etc) em novas situações. As situações podem variar de pequenos contos á sagas, dependendo da escolha do autor. Pode-se também criar finais alternativos para os personagens, explorar melhor personagens secundários e colocar os personagens em situações novas que não existiram na obra original.

FanFics podem ser de todos os gêneros, dependendo da imaginação de seus criadores. Existem histórias de romance, aventura, terror, comédia, drama...a lista é imensa. E, em uma mesma história podemos encontrar um ou mais desses gêneros. Existem casos em que as FanFics acabam sendo mais complexas e interessantes do que a obra original.

02) - Como Surgiu as FanFics?

Ninguém sabe. Simplesmente textos alternativos sobre determinadas séries começaram a surgir em todas as partes do mundo ( sim, existe escritores de fanfics em todas as partes do mundo, muitos no Brasil). Mas, embora sejam conhecidas na internet, as FanFics surgiram á muito tempo, talvez até mesmo em séculos passados através de clubes literários compostos por escritores.

Há quem diga que isto começou com um certo quarteto composto por Lord Byron, Mary Shelley, Percy Shelley e Claire Cleremont. Sim, as FanFics são uma pequena ramificação da arte literária onde seus autores começam a rascunhar suas criatividades para possíveis obras literárias originais.

Entretanto, a popularização e nomeação do termo FanFic para textos que utilizavam personagens conhecidos em novas aventuras foi popularizada através da web e dos fanzines (histórias em quadrinhos amadoras). O termo FanFic tornou-se famoso quando surgiu na web o mito de que o desenho A Caverna do Dragão teria um verdadeiro "final" nunca antes mostrado. Após isso, surgiram histórias de diversos desenhos japoneses ( Sailor Moon, Dragon Ball), hqs(X-Men), séries(Arquivo X) e principalmente livros ( Harry Potter). Mas a essência da FanFic mantém-se a mesma; como uma atividade amadora.


03) - Onde se Publica FanFics?

As FanFics estão presentes única e exclusivamente na internet. É raro outro lugar onde outras pessoas possam ler. Através de sites dedicados exclusivamente á fanfics se é possível encontrar uma vasta quantidade desses textos, que são puramente amadores. Dependendo da obra, ela desenvolve um site próprio, mas isto não costuma ser muito comum.

Através da internet, o autor tem sua obra lida por todos que se interessarem e, muitas vezes recebe comentários, críticas e sugestões de seus leitores. Alguns leitores, impulsionados pelas fanfics, começam a escrever suas próprias obras ou se tornam beata-readers, revisando fanfics de outros autores para corrigir possíveis erros de todos os tipos que possam estar presentes nas obras.

Certos sites de publicação de fanfics chegam a desenvolver campeonatos e desafios de fanfics, onde todos participam com suas obras. Infelizmente isso se tornou extremamente raro hoje em dia.

04) - Para quê Escrever FanFics?

Escrever FanFics é uma atividade puramente amadora. Nenhum autor está ganhando dinheiro com isso. A vontade de escrever fanfics varia de pessoa para pessoa, mas todas estão presentes em um único contexto: hobby. Escreve-se FanFics para colocar os personagens que mais gosta ( ou ás vezes odeia) em situações que gostariam que lhes acontecesse na obra original, mesmo que algumas soem impossíveis. Mas aqui estamos falando de FanFics, onde o autor é quem manda. Junto á isso surge também um passatempo e uma maneira da pessoa de se livrar do stresse da vida cotidiana.

Além disso, escrever fanfics estimula a escrita, a interpretação de textos e a cultura. Muitos autores de fanfics, depois de trabalharem com personagens conhecidos, criem suas próprias histórias originais, da autoria dele próprio que podem impulsioná-lo a redigir seu próprio livro algum dia, se esse for seu desejo. Muitos autores atuais começam assim.


05) - Quais são os gêneros de FanFics?

Os gêneros de FanFics são todos os imagináveis e até imagináveis. Existem subgêneros de FanFics dentro de gêneros de FanFics, de modo que chega quase a parecer as ramificações de uma tribo urbana. 0_0 Preparado(a)? Então lá vai:

- Aventura
- Romance
- Drama
- Comédia
- Terror
- Suspense

Esses 5 primeiros gêneros é o que eu chamo de gêneros GERAIS. Ou seja, toda fanfic sem nenhuma excessão abrange um ou mais desses gêneros. Podemos encontrar obras de Drama/Romance, Aventura/Suspense, Comédia/Romance e etc.
Existe dentro destes gêneros citados, os subgêneros que muitas vezes não possuem nomes em português(talvez por comodidade os escritores tenhqam optado por manter o original). É aí que encontramos subgêneros como Parody. Death-Fic,etc. Mas veremos tudo isso de forma aprofundada mais adiante.

Dos gêneros iniciais citados os mais raros de se encontrar são os de Terror. Talvez por ser o tema mais difícil de se escrever.
O mais popular é o Romance. Este será debatido e analisado no tópico abaixo.


06) O gênero Romance e seus...derivados?

O gênero romance é o mais popular no mundo dos FanFics. Isso acontece pelo fato mais simples: o autor é fã de determinados personagens e sonha em juntá-los em histórias de amor que jamais aconteceriam na obra original. Ás vezes o romance de determinados personagens é mostrado na obra original, mas não do jeito que o fã espera. Então ele começa a escrever uma fanfic onde pode fazer o que quiser com os personagens.
Pode deixá-los juntos, separá-los, criar novos casais ( ás vezes jamais imaginado no original)e etc.

Hentai - o popular conteúdo erótico heterosexual conhecido por todos os otakus. O termo hentai abrange diversas formas, desde animes eróticos, passando por mangás/doushinjis, textos e etc. Hentai também é usado no Japão para designar "tarado".

Yaoi - romance entre garotos. Pode ou não ter conteúdo de sexo explícito, mas quando este existe, possui a derivação Yaoi/Lemon.

Yuri - romance entre garotas. Pode ou não ter conteúdo explícito, mas quando este existe, possui a derivação Yuri/Orange. Á bem da verdade não se sabe a razão do Lemon feminino ser chamado com um nome de fruta. Isso é coisa de gente tarada por frutas vai saber...0_0

Lemon - conteúdo erótico explícito em forma de texto, diferente do hentai que é m tema mais amplo. O termo Lemon surgiu para restringir e diferenciar-se do hentai, limitando-se á fanfics. Pode ser heterosexual ou homosexual.

Shouta - romance entre garotos ou entre garotas novos ( menores de idade). Não possui conteúdo adulto e os escritores juram que não é uma alusão á pedofilia ( sei...).


obs: o gênero Yaoi ultimamente governa geral no mundo dos fanfics e doushijis. Em mais de 80% dos casos é escrito por garotas. 0_0* Pode dizer que é a "febre" do momento em fanfics, tanto que até já está saturando e se tornando quase insuportável.

Abordando todos estes sub-gêneros criados pelos próprios ficwrriters, está os gêneros originais como Romance, Drama/Romance, Comédia/Romance e etc.

07) Conteúdo Adulto em FanFics?

Sim, isso existe. E muito. Certas fanfics possuem enredo tão denso e profundo que você não consegue acreditar que se trata de uma história com os mesmos personagens daquele desenho que marcou sua infância. Ou daquele livro infanto-juvenil que você sempre lia para seu irmãozinho.


Quando o fanfic aborda o conteúdo de sexo, tenha em mente que em quase todos o casos será conteúdo extremamente explícito, podendo ou não ter linguajem vulgar. Se bem que a conotação "vulgar' pode variar de pessoa á pessoa.

Mas não é toda fanfic de conteúdo adulto que aborda sexo. Pode abordar temas mais complexos, personagens com transtornos psicológicos/emocionais. Pode também ser uma fanfic onde a violência tenha destaque ou mesmo quando a trama possui uma temática mais adulta, tendo assuntos mais extensos. Embora seja raro, á fanfics com conotações políticas! Existe também fanfics adultas abordando temas extremamente variados, você é capaz de achar tudo. Desde uma fanfic erótica quanto uma de terror. Pode encontrar fanfics de alto cunho contra-religioso e etc. A lista de possibilidades é enorme.

FanFics abordando temas extremamentes sérios é raro por inúmeros motivos, principalmente a dificuldade maior em se escrever. Certas fanfics de conteúdo mais complexo deixam até de ser hobby para o autor e tornam-se um trabalho literário.


08) O que são Crossovers?

Crossover nada mais é que a junção de 2 ou mais séries em uma única fanfic. Imagine uma fanfic onde personagens de Rurouni Kenshin se encontram com personagens de Sakura Card Captors? Ou personagens de Sailor Moon se encontrando com a galera de Dragon Ball?

Fanfics desse gênero costumam ser criativas e divertidas(se bem escritas, claro!) e quase sempre são de comédia. Crossover é uma boa oportunidade de você arranjar um jeito de colocar os personagens de suas séries favoritas juntos em uma única aventura.


09) Novos Termos Literários?

Apesar de parecer, certas conotações literárias oriundas do mundo das FanFics não são na verdade gêneros literários. Pode-se dizer que são termos para exemplificar melhor o conteúdo de determinada FanFic. Importante: isto restringe-se á fanfics então na sua redação da escola não os coloque como gêneros.

As conotações são diversas e como fanfic é coisa da web, novas conotações estão sempre surgindo. Eis alguns:

Parody - fanfic cujos personagens de determinada série fazem uma paródia de outra história. É como se fosse a versão literária de filmes que zoam grandes obras de Hollyhood, estilo Todo Mundo em Pânico. Podem também colocar os personagens de determinadas séries em situações absurdas, que jamais aconteceriam no original. O gênero Parody supera a Comédia pois normalmente os personagens estão completamente diferentes do que você conhece, e as situações que os autores podem criar são capazes de arrancar boas risadas.

Death-Fic - é basicamente um gênero drama com uma temática mais triste e decadentista. É sempre acompanhada por morte dos personagens nela presentes.

Angst-Fic - é quase a mesma coisa que o Death-Fic mas pode ou não ocorrer a morte dos personagens principais.

Short-Fic - É um subgênero dentro do gênero. E uma história curta, nunca tendo mais que 1 único capítulo e pode abordar qualquer gênero.
Normalmente tal estilo de FanFic possui a letra de alguma música que condiza com a história. A letra da música pode estar inteira logo no início ou separada em blocos ao longo dos paragráfos.


10) O que são Universos Alternativos?

Os conhecidos AU (Alternative Universe) é uma estilo de FanFic no mínimo interessante. O autor simplesmente pega os personagens da série que curte e os coloca em uma história totalmente nova e totalmente diferente de qualquer ligação com a trama da obra original.

Por exemplo, uma fanfic onde os personagens de Rurouni Kenshin estão vivendo no século XXI, cada qual tendo uma profissão ( Kenshin e Aoshi policiais, Misao como uma ladra de artefatos de museus e etc). Ou os personagens de X-1999 numa história cotidiana, com Kamui vocalista de uma banda de rock, Fumma trabalhando numa livraria e etc.

As fanfics de Universo Alternativo é apenas uma forma do autor de fanfics usar o enredo que criou mas em vez de criar seus próprios personagens "pega" os personagens de determinada série. É como um diretor que faz o roteiro da novela e escolhe os autores que trabalharão nela interpretando novos personagens com os mesmos nomes e personlaidades, mas em um mundo á parte.


11) FanFics ou Obras Originais?

Ás vezes certas obras compeltamente originais feita por certos escritores são tachadas erroneamente como FanFics. Isso ás vezes acontece não pelos leitores mas até pelo próprio autor que pode não saber como identificar aquela história ou seleção de contos que escreveu.

As FanFics como já dissemos são histórias escritas por fãs de determinada séries. Podem ser de qualquer gênero, podem ser com personagens em algum universo alternativo ou em novas situações. Pode haver personagens originais criados pelo autor contracenando com os personagens de alguma série.
Já as obras originais são inteiramente criadas pelo autor. Tanto enredo, como cenário e principalmente personagens, tudo é algo original. Pode se basear em alguma série mas é original. Em outras palavras é como um livro com uma nova história.

Embora ambos casos FanFics ou Obras Originais sejam um hobby, é importante lembrar que o segundo é algo, como o próprio nome já diz, original. De modo que talvez em vez de escrever uma obra original apenas para publicá-la na internet e ser lida por todos sem fim lucrativo para o autor possa ser uma grande besteira. Digo isso pois se a história for boa com um enredo inovador pode correr o risco de ser plagiada por uma alma maldosa que lucrará inescrupulosamente ás custas do autor original e, se o autor não tiver registrado sua obra pode acabar com problemas.


12) - Eu Posso Escrever uma FanFic?

Claro que pode. As FanFics podem ser escritas por qualquer um, é um hobby que você pode vir a desenvolver uma ou mais vezes. Certamente você já conheceu determinada obra (ou obras) cujo final não lhe agradou perfeitamente então, que tal criar seu próprio final para essa obra? Claro que será uma tarefa puramente amadora, mas e daí não é mesmo?

Então, que tal você começar a escrever? Quem sabe um dia você não possa publicar sua própria obra original? Procure um bom (ou bons) sites para publicar sua obra e aguarde os comentários dos leitores.

13) O que Preciso para Escrever uma FanFic?

Não existe uma cartilha para se aprender a escrever fanfics. Mas claro que certas dicas podem ajudar e muito para você melhorar suas redações e consequentemente fanfics.

- seja criativo; procure um enredo, escolha a série(ou séries) que queira fazer uma fanfic. Se você não gostou do final daquele anime por exemplo, procure escrever um outro final de sua preferência
- leia bastante. Não estou falando aqui de revistas fofocas, estou falando de leitura de verdade. Leias livros, mangás, quadrinhos e veja bons filmes. Se você pretende escrever uma história de suspense, procure ler e se informar sobre o tema.

- se for tratar em uma história com algum fundo histórico ou baseado em uma determinada teoria, pesquise sobre o assunto. Não precisa virar uma enciclopédia ambulante do tema, mas tendo uma boa e verdadeira referência sua história terá qualidade e não conterá erros. Por exemplo você não pode dizer que seu personagem é gótico se ele é fanático por heavy metal.

- Jamais, eu disse jamais, copie o texto de outra pessoa(no caso, outro ficwrriter) sem sua permissão e diga que a história é sua. Isso é plágio, portanto, é crime. Você pode usar histórias alheias como fonte de inspiração mas não possui o direito de copiar o trabalho alheio. Garanto que você não gostaria que um desconhecido pegasse seu texto que você teve tanto trabalho pra fazer e alegasse que ele escreveu. É como diz o ditado: não faça para os outros o que você não gostaria que fizessem com você.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.empadinhafrita.blogspot.com
~Tsu ~
Mc Quarterão
Mc Quarterão
~Tsu ~


Número de Mensagens : 44
Nível : 68
Data de inscrição : 29/03/2009
Localização : Gotham City

O QUE SÃO FANFICS? Empty
MensagemAssunto: Re: O QUE SÃO FANFICS?   O QUE SÃO FANFICS? Icon_minitimeSáb Abr 18, 2009 5:52 am

PALAVRA FINAL


Todos podem escrever fanfics ou histórias originais, basta querer. Se você um dia pensa em escrever um livro, pode começar a praticar sua maneira de escrever com FanFics. Com elas você poderá ir adquirindo experiência e encontrando suas formas e estilo de escrita, bem como o gênero que melhor se adequa á você.

Este texto foi só uma pincelada básica para que os leigos entendam do que se trata uma FanFic. Quem puder ajudar a melhorar esse artigo e também corrigir possíveis erros que ele possa ter, entre em contato.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.empadinhafrita.blogspot.com
*StarLight*
McLanche Feliz
McLanche Feliz
*StarLight*


Número de Mensagens : 22
Nível : 45
Data de inscrição : 29/03/2009
Idade : 42

O QUE SÃO FANFICS? Empty
MensagemAssunto: Re: O QUE SÃO FANFICS?   O QUE SÃO FANFICS? Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 3:55 am

Que legal esse texto... bastante completo e explicativo.
adoro escrever fanfics!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O QUE SÃO FANFICS? Empty
MensagemAssunto: Re: O QUE SÃO FANFICS?   O QUE SÃO FANFICS? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O QUE SÃO FANFICS?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dissecando Fanfics - A Longa Jornada Começa!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube dos Imperativos :: REFÚGIO DOS ARTISTAS IMPERATIVOS-
Ir para: